Meditação – Descanso Vital

Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Mt 11:28 

Comumente se diz que vivemos em dias muito difíceis, e que no passado as coisas eram mais fáceis e melhores. Puro engano. Cada época traz suas dificuldades e problemas e a máxima de Salomão que diz “não há nada de novo debaixo do Sol” pode muito bem ser aplicada hoje como o foi a milênios passados.

Quando Cristo veio primeira vez, a Judéia era uma província romana. O povo judeu tão orgulhoso de sua condição de “escolhidos” sentiam-se ultrajados e humilhados por serem governados por uma nação de costumes adversos.

Fora isso, esse mesmo povo sofria as agruras de seguir a religião formalista dos fariseus. O farisaísmo embora apoiado nos escritos de Moisés e dos profetas, de forma alguma era fundamentado nos princípios dos mesmos. Era uma religião legalista, cheia de regras de conduta que tornavam a vida um enfado.

A multidão que ouvia Jesus no episódio do sermão do monte era composta em sua maioria por esses judeus sofredores. Pessoas que não enxergavam mais um futuro promissor, pessoas abatidas pelas vicissitudes da vida. Eram pessoas que se sentiam muito cansadas. Não um cansaço físico, embora muitos trabalhassem em condições desumanas, mas um cansaço espiritual. Uma fadiga mental, que consumia o espírito, desgastava a alma.

Imagine agora o efeito dessas palavras de Cristo “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Este convite do Mestre inspirou novamente confiança naquela multidão cuja auto-estima desfalecia. A promessa proferida fez surgir nova vida, novo fôlego. Cristo falava com autoridade indubitável, isso tornava suas palavras poderosas, fonte de vida. 

Quem hoje não vive cansado ou oprimido, sobrecarregado de cuidados. Carregando nas costas o peso das exigências sociais, uma bagagem de injustiças. Carregam também o peso da culpa, da incerteza, do medo do futuro. A estes, Cristo repete o convite “vinde a Mim”, e garante a promessa “Eu vos aliviarei”. Lancemos sobre Ele nossas dores, nossas cargas, lancemos toda a nossa ansiedade (I Pe 5:7), porque Ele tem cuidado de nós.

O Filho de Deus nos garante um descanso que não pode ser encontrado em parte alguma, a não ser nEle. Um descanso vital que reabilita o corpo, a alma e o espírito, e nos transforma em novas criaturas.

Deixe um comentário